Couro Cabeludo: X cuidados para seu cabelo crescer saudavelmente

O crescimento capilar depende muito do tipo de cabelo (liso, ondulado, cacheado, crespo) e também dos cuidados a serem tomados a cerca do cabelo, do couro cabeludo e até da alimentação para garantir as vitaminas necessárias. Um cabelo saudável tende a crescer em média um a dois centímetros por mês, variando conforme os fatores já citados. Se bem cuidado, o cabelo pode ter seu processo de crescimento acelerado, mostrando um maior desenvolvimento capilar.

Cronograma capilar

Atualmente, muitas pessoas tem aderido ao cronograma capilar, seguir uma agenda de cuidados com o cabelo com uma determinada frequência para ver os resultados mais rápidos. Cada tipo de cabelo exige um tipo de cronograma capilar, dependendo da necessidade do fio e a finalidade para que o cronograma foi desenvolvido. O seu crescimento capilar é o reflexo dos cuidados que você toma ou deixa de tomar com o cabelo. Outro fator que pode influenciar é a genética. Às vezes você pode seguir à risca um cronograma capilar de cuidados com o cabelo e ainda assim ter um desenvolvimento mais lento, exigindo um cuidado redobrado.

Cuidados que auxiliam um crescimento capilar saudável

Para um bom resultado no crescimento capilar, os cuidados devem vir de dentro para fora, uma boa noite de sono e uma boa alimentação fazem toda a diferença no desenvolvimento dos fios. As vitaminas responsáveis pelo crescimento e fortalecimento dos fios é a vitamina A e C, ricas em proteína, o ferro ou zinco auxiliam para que o cabelo cresça de maneira saudável. Essas vitaminas podem ser encontradas em alguns alimentos como carne, peixe, ovo, cenoura, tomate, fígado, feijão, beterraba, laranja, limão, entre outros.

Depois de uma dieta balanceada, com a alimentação rica nas proteínas necessárias, qualquer cuidado que você tome a mais com o seu cabelo o resultado será garantido. Como, por exemplo, hidratações semanais ou mensais para manter os fios saudáveis, usar os produtos adequados para o seu tipo de cabelo, usar um protetor térmico caso utilize o secador, cortar o cabelo pelo menos a cada dois meses para que ele tenha um melhor desenvolvimento, massagear o couro cabeludo durante o banho para estimular a circulação da cabeça fazendo com que os fios cresçam.

O que não fazer

Evitar o uso de boné, toucas, chapéus diariamente e com o cabelo molhado, pois isso pode abafar o couro cabeludo impedindo um bom crescimento e podendo criar fungos. Não lavar o cabelo na água muito quente, essa prática tende a causar irritações e feridas no couro cabeludo estimulando a produção de sebo. Não passar condicionador na raiz do cabelo, deixando pelo menos uns 4 dedos de distância para evitar que obstrua a circulação do couro cabeludo.

Não deixar o cabelo muito tempo sem lavar; isso obstrui as cutículas capilares do couro cabeludo, impedindo o crescimento do fio, além de causar caspas, portanto lavar pelo menos um dia sim outro não, já ajuda na limpeza do couro cabeludo. Seguindo essas instruções básicas e caseiras do que fazer e não fazer, o seu cabelo tem tudo para ter um bom desenvolvimento e um crescimento mais acelerado de maneira saudável que é o mais importante.

One thought on “Couro Cabeludo: X cuidados para seu cabelo crescer saudavelmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *