Minoxidil: Qual o objetivo desse medicamento?

A calvície é uma condição que aflige muitos homens. Este fenômeno pode ter causas genéticas ou estimuladas por fatores externos. Neste contexto, vale destacar que dados apontam que até a idade de 30 anos, cerca de 30% dos homens já terá começado a observar a queda de cabelo, provocada por fatores genéticos.

Esta condição promove uma expressiva diminuição da autoestima em muitas pessoas. Por isso, o público masculino já busca constantemente por soluções. Diante desta demanda, o mercado vem desenvolvendo diversos produtos que visam solucionar ou controlar a calvície. Um dos mais populares é o fármaco Minoxidil.

Neste artigo, você entenderá qual é o funcionamento e o objetivo do Minoxidil. Continue a leitura para descobrir e em seguida acesse nosso site para adquirir o seu!

Primeiro: entenda as causas da queda de cabelo masculina

Podemos dividir as causas da calvície masculina em dois grandes grupos: as genéticas e as ambientais.

As causas ambientais dizem respeito a todos os fatores externos que podem provocar a queda de cabelo. Ou seja, qualquer estímulo que possa causar alterações fisiológicas capazes de levar a um determinado grau de calvície.

Dentre estas origens para o problema, podemos citar deficiências alimentares, uso de determinados medicamentos, doenças capilares e da pele, stress, etc. Ou seja, nestas situações, a calvície pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade. Para tratar este tipo de calvície, é necessário identificar a causa e tratar dela.

Já no caso da calvície oriunda de fatores genéticos a origem do problema é hereditária. Nestes casos, estamos falando da alopecia androgenética, que acomete principalmente os homens, visto que está relacionada à produção do hormônio masculino.

A alopecia androgenética se inicia já na adolescência, e é caracterizada por um afinamento progressivo dos fios. Este afinamento faz com que as áreas de couro cabeludo fiquem cada vez mais visíveis, até levar de fato à queda dos fios.

E é para estes casos que o Minoxidil é recomendado.

Mecanismo de ação do Minoxidil

O Minoxidil é um poderoso aliado no combate à calvície. Ele é empregado em forma tópica, ou seja, aplicado diretamente sobre o couro cabeludo, a fim de prevenir a queda dos fios que persistem.

Ele atua como um estimulante, impedindo o afinamento e a posterior queda dos cabelos. Neste contexto, vale destacar que, além de ser indicado apenas para os casos de alopecia androgenética, o Minoxidil tem poder de ação somente sobre os folículos que ainda se encontram saudáveis.

Afinal, qual o objetivo do Minoxidil?

O uso do Minoxidil tem como objetivo a preservação dos folículos pilosos saudáveis nos casos de calvície androgenética. Desta forma, ele impede o afinamento e a queda dos fios restantes. Por isso, para obter os melhores resultados com esta medicação, idealmente deve-se iniciar o tratamento de forma tão precoce quanto possível.

Vale destacar que o diagnóstico médico é um importante fator para o sucesso do tratamento. Caso contrário, a queda de cabelo, se provocada por outras causas, pode não ser tratada de forma bem-sucedida pelo fármaco, levando à frustração do usuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *