Minoxidil: O que o torna tão eficiente para o crescimento do cabelo?

Minoxidil: O que o torna tão eficiente para o crescimento do cabelo?

Que o Minoxidil é um produto grande aliado no que diz respeito ao estímulo do crescimento dos cabelos você já sabe. Esse medicamento já consagrado é comumente encomendado quando o assunto é saúde dos cabelos. Mas o que torna o Minoxidil tão eficiente para o crescimento dos fios?

Afinal, o que é o Minoxidil?

Antes de ser utilizado no tratamento capilar e se tornar tão popular entre as pessoas, o minoxidil era usado para fins do tratamento de hipertensão. O que ocorreu foi que os pacientes notaram que um dos efeitos colaterais do medicamento, foi o crescimento de pelos e cabelo. Isso despertou atenção de pesquisadores e da indústria química-farmacêutica.

queda-de-cabelo
queda-de-cabelo

Minoxidil é um medicamento que possui capacidades vasodilatadoras. Ou seja, entre suas ações, há a dilatação das veias. Mas o que isso significa? Simples, isso pode estimular a circulação de sangue e permitir maior oxigenação da pele. Dessa forma, nutrientes e propriedades positivas do nosso organismo conseguem chegar de maneira mais facilitada e intensa até os folículos capilares. Logo, há o estímulo de seu crescimento.

Entretanto, após testes e diversos estudos, foi comprovado que outros vasodilatadores não agiram da maneira eficaz como o Minoxidil, na atuação de desenvolvimento capilar. Assim, pode-se notar que não é apenas sua função vasodilatadora que é importante. Ao ser aplicado na pele, esta substância dá força e longevidades aos fios.

E se meu cabelo já caiu, posso usar Minoxidil?

Essa situação depende do estado de vidas dos seus folículos capilares. Quem pode fazer essa análise é um dermatologista especializado em tricologia. Se os folículos capilares ainda se encontram vivos, mesmo que não haja cabelo, o uso do minoxidil faz com que fios cresçam na região, não importando sua localização.

Entretanto, se a situação é oposta, ou seja, os folículos já não possuem mais atividade, o uso deste produto não fará com que novos fios surjam. Os primeiros resultados podem ser vistos entre 15 a 30 dias. Já o tratamento é feito aproximadamente entre 18 a 24 meses.

Após esse tempo, é necessária uma pausa de aproximadamente três meses. Segundo estudos, essa pausa é necessária para que o organismo do paciente não acostume-se com o uso da medicação e ela perca seu efeito.

Esse cenário ilustrado remete a uma situação onde haja necessidade de muitos fios a serem estimulados. Caso não haja tantos danos ou necessidade, o tempo de tratamento também varia.

O Minoxidil pode ser aplicado em barba, pelos e sobrancelha?

Uma dúvida frequenta de quem procura esse medicamento é sua eficácia na capacidade em melhorar o aspecto de fios em outras regiões, como as sobrancelhas, barba e pelos.

Por tratar-se de fios – que também possuem folículos capilares – o uso do minoxidil pode sim auxiliar no crescimento dos pelos dessas regiões. Assim, homens que possuem barba fina ou falhada, pessoas com sobrancelhas irregulares e demais insuficiência de pelos em quaisquer regiões podem se beneficiar com o uso do minoxidil.

Vale lembrar que é importante que qualquer tratamento médico realizado por você deve ter acompanhamento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?