Minoxidil: Após quanto tempo de uso ele começa a fazer efeito?

O Minoxidil é um medicamento de uso tópico, empregado com muito sucesso para o tratamento da alopecia androgenética. Esta condição de saúde é caracterizada pelo afinamento e queda do cabelo em função de fatores hereditários, relacionados com a produção do hormônio masculino, a testosterona.

Se você tem interesse por este medicamento, acesse nosso site e veja como adquirir! Além disso, continue com a leitura deste artigo. Aqui você vai entender mais sobre o mecanismo de ação deste fármaco e quanto tempo o Minoxidil leva para fazer efeito!

Como o Minoxidil age?

Para entender o tempo que o Minoxidil leva para começar a fazer efeito, é fundamental compreender sua ação. Resumidamente, podemos definir este medicamento como um estimulante capilar.

Desta forma, ele é capaz de aumentar a circulação sanguínea nas áreas tratadas. Assim, ele provoca uma dilatação dos vasos, o que garante um melhor suprimento de nutrientes para os folículos durante a formação dos fios. Isto tem um importante papel no combate ao afinamento capilar característico da alopecia androgenética, sendo capaz de manter a estrutura do cabelo forte e íntegra, evitando sua queda.

Deste modo, é observado que o Minoxidil também é capaz de levar a um crescimento acelerado dos cabelos. Isso se dá justamente em função da maior facilidade na chegada dos nutrientes aos folículos, proporcionada pela melhora da circulação sanguínea local.

Contudo, vale destacar que esta ação só é válida nos folículos vivos. Aqueles já enfraquecidos não respondem bem ao tratamento. Deste modo, o Minoxidil é capaz de promover uma melhora apenas em áreas com folículos ativos.

O Minoxidil repõe o cabelo perdido?

Infelizmente não. As áreas já afetadas de modo definitivo pela alopecia androgenética não podem ser recuperadas. Desta forma, o mais indicado é iniciar o tratamento com o Minoxidil o quanto antes, para prevenir uma continuidade no processo de queda do cabelo.

No entanto, para os homens cuja a calvície já esteja se tornando visível, o uso do Minoxidil pode ser bastante valioso! Isto porque, além de prevenir a queda, como já vimos, o medicamento aumenta a espessura dos fios. Fios mais grossos e encorpados melhoram a estética e são capazes de provocar uma mudança notável na aparência.

Com quanto tempo de uso o Minoxidil começa a fazer efeito?

Agora que você já compreende o potencial de ação do Minoxidil, já pode imaginar em quanto tempo os resultados do uso serão notados. Se a sua resposta é: “no tempo necessário para o crescimento dos fios ser percebido”, você acertou!

Como ele age pelo engrossamento na estrutura dos fios, que se originam no folículo, sua ação pode ser notada quando estes já tiverem comprimento para serem observados a olho nu. Ou seja, em cerca de 2 a 4 meses, dependo do ritmo de crescimento dos cabelos de cada pessoa, as seções finas do cabelo estarão mais próximas às pontas (ou já terão sido aparadas), e uma massa de fios grossos com alguns centímetros de extensão já será notável.

Por isso, é importante não abandonar o tratamento precocemente. O uso constante é o segredo para ver os resultados em médio e longo prazo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *